Blog


O que é talento e como posso descobrir os meus

Todo mundo tem talento, mas ele tem que ser desenvolvido e aprimorado com o tempo. Descubra quais são os seus talentos!


Antes de falar sobre o que é talento, gostaria de dizer que observo, corriqueiramente, um número impressionante de pessoas que ainda não descobriram a que vieram na vida. Não encontraram sentido naquilo que fazem, desconhecem o que seja propósito e agem como se fossem autômatos, robotizados e insensíveis ao coletivo, à equipe. Ou, pior ainda, muitas vezes prejudicam os outros por suas ações descomprometidas consigo mesmas e com os que as cercam.

É triste reconhecer que há uma grande parcela de pessoas que acreditam piamente que talento é tudo e o dom é suficiente para se alcançar o êxito.

O que significa Talento e o que significa Dom

 

Primeiramente, é bom esclarecer o que é talento e o que é dom, pois muita gente acredita que sejam sinônimos. O dom vem da palavra latina "donum" e significa presente, dádiva. O dom é uma característica inata de uma pessoa, ou seja, ela já nasce com essa característica. Por exemplo: uma criança que toca piano brilhantemente, enquanto outras treinam por anos a fio e não conseguem resultado similar. Já o talento é algo que podemos desenvolver e aperfeiçoar ao longo da vida e, neste artigo, vou compartilhar com vocês o meu entendimento sobre o conceito de Talento.

A primeira questão que me ocorre é que tenho o privilégio de conviver com muitas pessoas talentosas que me surpreendem com suas ideias, possibilidades e potencial. Isso para mim é muito instigante porque, ao contrário do que muita gente pensa, o talento e a criatividade não estão somente presentes no âmbito das empresas privadas, pois trabalho com frequência para instituições públicas e acompanho ações supercriativas no âmbito do serviço público. Ou seja: o talento está presente em todas as esferas, idades, com ou sem estudo, com ou sem comprometimento.
 

O que é talento

 

Do latim "talentum", o significado de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Assim, talento é a capacidade para exercer determinada ocupação ou para desempenhar uma atividade.

Acontece que, muitas vezes, encontro profissionais com potencial brilhante, que por terem uma ética gelatinosa, tornam o seu talento maior do que a própria pessoa. São profissionais que esperam que o seu talento seja mais do que suficiente para que alcancem êxito naquilo que fazem.

Para constatarmos isso, basta que lembremos de casos emblemáticos de atletas que, no período de uma olimpíada, são desmascarados por terem praticado alguma ilegalidade para conquistarem uma medalha. Ninguém duvida do talento deles, mas a ganância é tão grande que eles buscam atalhos para suas conquistas.

Temos exemplos notórios de talentos brilhantes também entre grandes empresários, que agiram de forma ilegal para atingirem seus objetivos espúrios (os noticiários quase que diariamente apresentam casos). E, em conversa entre amigos, sempre teremos um exemplo de pessoa considerada virtuosa, agindo de forma ilegal, ou negligenciando a ética e a disciplina porque entende que basta ter talento. Aliás, o que não faltam são exemplos, moralmente deformados, que vão de figuras muito conhecidas em nosso país e no mundo, a pessoas que passam em algum momento em nossa vida.

Jo Lima falando sobre Talento para funcionários de empresa

“Faça valer a sua existência: Você não é um objeto de decoração do mundo.
Você tem talento.”
Jo Lima

Talento exige perseverança e disciplina

 

O talento da gente não pode ser maior do que outras qualidades pessoais relevantes, como a ética, caráter e compromisso individual e coletivo. Por essa razão, muitas vezes as pessoas não conseguem alcançar o ponto máximo do seu talento, tornando-se pessoas do quase, frustradas e frustrantes. Afinal, é triste notarmos um potencial virtuoso em alguém e essa pessoa não trabalhar a favor desse potencial.

 

“O talento da gente não pode ser maior do que outras qualidades pessoais relevantes, como ética, caráter e compromisso individual e coletivo."
Jo Lima

Precisamos ter em mente que pessoas talentosas muitas vezes podem ser seduzidas por facilidades e oportunismos. Desse modo, acabam tentadas a subverter suas habilidades, à medida em que buscam atalhos para alcançar seu êxito. Elas se esquecem de que a conta sempre chega e a verdade pode tardar, mas sempre aparece em algum momento. Também se esquecem de que o êxito duradouro exige perseverança e muita disciplina.

Percebo, ainda, exemplos de pessoas que querem ser notadas e reverenciadas exclusivamente por seu talento, que querem que reconheçamos suas habilidades, mas que seus pontos de melhorias sejam ignorados, como se talento nascesse pronto e não precisasse de desenvolvimento contínuo. Até porque o que nasce pronto é geladeira, fogão, sapato. Gente não nasce pronta. Nós vamos nos aprontando ao longo da vida e penso que essa é uma das graças de se estar vivo, saber que estamos numa grande escola chamada vida e que o aprendizado exige disciplina diária e muito comprometimento conosco e com a coletividade.

Como descobri o meu talento

 

Tive o privilégio de perceber o meu talento e começar a desenvolvê-lo ainda no período da minha graduação em direito, quando fui monitora dando aulas de lógica e metodologia. Foi uma fase de grandes descobertas, porque, ao longo das minhas aulas, descobri o quanto a minha missão de ajudar no reforço do aprendizado dos alunos era importante e significativa. E não somente para eles, como para mim também, pois a cada feedback de êxito numa prova, eu celebrava como se tivesse sido eu a aprovada na disciplina.

A partir dessa experiência de dois anos e meio, foi que direcionei os meus estudos para também trabalhar compartilhando os meus conhecimentos nos mais diferentes espaços. Comecei trabalhando com treinamentos abertos ao público e se hoje eu tenho o privilégio de trabalhar como palestrante e instrutora de cursos por todo o nosso país, atendendo empresas privadas e instituições públicas, foi porque a minha descoberta, ainda como monitora, foi aprimorada dia a dia, até tornar-se minha vocação e meu maior espaço de realização pessoal. Com o meu trabalho, consigo praticar aquilo que escolhi como missão de vida, que é desenvolver a competência emocional nas Organizações e potencializar as pessoas para alcançarem a alta performance, através dos temas resiliência, liderança e atendimento ao público.

 Jo Lima falando sobre Talento

“O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro”.
Jo Lima
 

Talento é um caminho a ser percorrido

 

Para mim, o talento pode ser encarado como o início de um caminho, porque ele torna a pessoa evidente. No começo, o talento faz com que a pessoa seja notada, e se destaque da maioria ou ao menos de um grupo de pessoas. Considero que ele, de fato, dá uma vantagem competitiva inicial sobre os outros. Por essa razão, o talento natural é um dos maiores presentes da vida, e também acredito que todo nós temos talentos. A diferença é que muitas pessoas ainda não atentaram para perceberem o talento que tem. Mas a vantagem que o talento oportuniza pode durar pouco, se a pessoa não continuar desenvolvendo suas habilidades comportamentais, socioemocionais e técnicas.
 

Talentos brilhantes

 

Pensem em quantas pessoas talentosas vocês conhecem e que estão com suas vidas estacionadas, vivendo em condições limitadas e limitantes... Isso porque não se dão conta de que o êxito leva tempo, esforço e ninguém alcança alta performance por acaso, por descuido do destino.

Em se tratando de exemplos de pessoas talentosas, a minha lista é encabeçada por Leonardo da Vinci, que considero uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos. Um gênio que viveu muito à frente do seu tempo. Dotado de uma paixão ao mesmo tempo leve e obsessiva, mergulhou em estudos revolucionários sobre anatomia, fósseis, pássaros, coração, máquinas voadoras, ótica, botânica, geologia, dinâmica das águas e armamentos.

Ele se consagrou como arquétipo do Homem da Renascença, uma inspiração para todos que acreditavam que as “infinitas obras da natureza”, como ele mesmo disse, estão interligadas em uma só unidade, repleta de padrões maravilhosos, o que é absolutamente contemporâneo.

Ao ler a sua biografia, escrita por Walter Isaacson, notei que a sua genialidade de combinar arte e ciência estava fundamentada em características bastante palpáveis, como a curiosidade, enorme capacidade de observação e imaginação tão fértil, que mais parece que flertava com a fantasia.

A sua vida nos traz demonstração clara de que não devemos apenas assimilar conhecimento, mas ter muita disposição para questionar nossos conhecimentos. Ou seja: a trajetória de Da Vinci nos estimula a pensar diferente, o que é atemporal e muito significativo para nos mantermos em constante aprendizado, desenvolvendo os nossos talentos dia após dia. Até porque a capacidade de ter a mente aberta e receptiva a novas ideias é o que nos mantém atuais, haja vista que facilmente podemos nos tornamos obsoletos, tamanha a quantidade de mudanças que vivenciamos nos tempos atuais.

Jo Lima fazendo palestra sobre Talento

“Todos temos talentos: alguns mais, outros menos. Mas todos temos”
Jo Lima

Talentos na música

 

Na música, tenho uma apreciação especial pela trajetória de várias bandas de rock, entre as quais destaco The Rolling Stones e U2. Amo o Paul McCartney, tão talentoso e disciplinado, que deveria servir de estudo para novas bandas e para qualquer pessoa que almeja ser um profissional de alta performance. Ele, seguramente, não tem a menor necessidade financeira de se manter fazendo apresentações. Contudo, ao assistir ao seu show, fiquei impressionada com o número de canções que interpreta durante o espetáculo e o cuidado para fazer interações com a plateia. Além disso, ele sempre busca aprender frases locais, canta por horas e demonstra o sincero respeito que tem com seus milhões de fãs.

Como descobrir meu talento principal

 

Caso você seja uma pessoa multitalentosa e quer, de maneira genuína, identificar seu principal talento e não dispõe de recursos financeiros para investir em um processo de Assessment (que é uma avaliação destinada a fazer uma análise de perfil), sugiro que você faça a lista de todos os seus talentos e pense por qual deles é capaz de trabalhar sem pretender remuneração.

Desse modo, você vai descobrir o seu principal talento e a sua melhor fonte de resultados emocionais e financeiros, ou seja, o melhor caminho para sua realização pessoal e profissional. Depois da escolha, o que você precisa fazer é trabalhar diariamente para potencializar o seu talento com propósito bem definido.

Mesmo que você seja muito talentoso, comprometa-se consigo mesmo para não deixar estagnada sua capacidade de superação. Afinal, o talento precisa ser revestido de princípios morais, profissionalismo, fortalecimento emocional, ética e muita disciplina.

Também pouco importa se você tem consciência do seu talento, como se sente em relação a si mesmo e se já alcançou o êxito antes. Você tem talento e deve desenvolvê-lo dia após dia.

Comece agora a aprimorar o seu talento e mantenha a assiduidade, porque a vida que você leva é fruto das suas escolhas. Ou você sai digno ou indigno. A coragem é decisiva e, conforme Aristóteles, "A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras".

Saiba que torço para você trilhar uma trajetória de superação, porque sem caos também não há êxito. Não desista fácil.

Mas essa já é uma história para o próximo artigo.

E para contratar minhas Palestras e Treinamentos para sua empresa, entre em contato:

www.jolima.com.br
Email: jolima@jolima.com.br
Fone: (51) 99963-0900

Para ver os outros artigos do meu blog, visite: www.jolima.com.br/blog

Conte sempre comigo.
Jo Lima