Blog


A importância da Diversidade para desenvolvermos equipes de alta performance.

Atualmente eu vejo crescer um verdadeiro interesse de desvendar a relação entre diversidade e a criação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.


*Por Jo Lima

Publicado, 11 maio, 2021 

 

Você quer desenvolver uma equipe de alta performance?

Invista na diversidade!

Sabemos que o nosso país tem um tamanho continental, com uma diversidade de culturas, etnias e saberes fantásticos e paradoxalmente a diversidade ainda é uma ilustre desconhecida no ambiente organizacional.  

 

Atualmente eu vejo crescer um verdadeiro interesse de desvendar a relação entre diversidade e a criação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

 

Ao longo do meu trabalho como palestrante e instrutora de cursos com os temas liderança e resiliência, eu convivi com uma parcela significativa de gestores que buscavam trazer para suas equipes verdadeiras cópias de si mesmo, acabando por promover uma equipe linear; uma decisão cômoda que impede e não fomenta o estranhamento, a criação do novo, a escuta ativa para entendermos o pensar de quem tem entendimentos diferentes de nós e a oportunidade de unirmos forças para estabelecermos uma alternativa que contemple várias compreensões de mundo. 

 

Ressalto que, um ambiente organizacional homogêneo não fomenta a inovação e novas soluções.  

 

Para mim, a diversidade é a maior propulsora de inovação do mundo e estamos nesse momento em plena reinvenção, com toda a aceleração de futuro que a pandemia está trazendo para o ambiente organizacional e tenho certeza que para desenvolvermos Equipes de alta performance diversidade é fundamental

 

Quem lidera precisa se dar conta que dentro da equipe que gerenciamos a heterogeneidade é um fator que eleva as entregas em equipe e nós precisamos ter pessoas com histórias de vida, competências distintas e visões de mundo que se complementem e se apoiem no dia a dia de trabalho.

 

Lembre-se que, numa empresa, existe tarefas diferentes e atividades diferentes exigem um conjunto de competências que também são diferentes.

 

Para que uma equipe seja capaz de executar suas atividades com excelência, ela não pode ser composta por um único perfil profissional.  

 

Precisamos entender que a promoção da diversidade nas empresas também funciona como uma fomentadora de inclusão social e a estrada da inclusão social é longa, uma estrada que o nosso país ainda está nos primeiros passos, mas se quisermos viver num país mais justo, com certeza precisaremos incluir e darmos mais oportunidades a quem não nasceu num ambiente familiar com recursos emocionais, financeiros e educacionais mínimos para o seu autodesenvolvimento.    

 

Como fazer as diversidades da equipe convergirem e fazerem com que profissionais com perfis diferentes trabalhem de maneira alinhada?

 

  1. A liderança precisa exercer a conscientização da importância da diversidade e isso vai decorrer do exemplo de quem lidera a equipe, porque em inúmeras ocasiões será preciso intervir, alinhar e mediar conflitos oriundos da própria pluralidade e isso está no pacote das responsabilidades de quem lidera.

 

  1. Incentivar os integrantes da equipe a encontrarem novas soluções, por meio da cooperação mútua.

 

  1. Entender que para desenvolvermos uma equipe de alta performance há que se ter muita dedicação e tempo, porque o alto desempenho nasce da repetição, da disciplina diária e não acontece por acaso.

 

  1. Cuidar do clima organizacional e manter o propósito da melhoria contínua, o que a diversidade de entendimentos vai contribuir e muito.  

 

Tenho a convicção que times diversificados congregam mais inteligência técnica e emocional porque eles conseguem enxergar e valorizar aquilo que não é visível como estilos de trabalho, habilidades, personalidades, opiniões e forças distintas.

 

De acordo com um estudo feito pela Mckinsey, empresas com equipes executivas com mais diversidade cultural e étnica têm 35% mais chances de obter lucros acima da média, ou seja, a diversidade também traz aumento de lucratividade e neste mesmo estudo, ficou evidenciado que as empresas que têm diversidade de gêneros obtinham resultados superiores em 15%.

 

Diversidade é vida. Você nem eu somos iguais a outra pessoa e é justamente nisso que está a beleza de sermos únicos. A singularidade do ser humano é imperiosa e precisamos desenvolver a nossa maturidade emocional para entendermos que toda pessoa tem perspectivas diferentes e a partir do momento que entendemos que não há uma única maneira de fazer as coisas, mas sim várias possibilidades de solução dos problemas, passamos a explorar ao máximo nossas forças e aprendemos com as forças das outras pessoas e como o provérbio africado diz: 

 

”Se você quiser ir rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe vá com alguém”. 

 

Conte sempre comigo!

Convido você a me acompanhar nas redes sociais @jolimaeducacaocorporativa  e também sugiro que você se inscreva no eu Canal no Youtube: Jo Lima Educação Corporativa:  https://www.youtube.com/channel/UCRlwwM8VZzq0sE61ZO0umwA