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Clima organizacional, qual a sua importância?

Tecnicamente falando, o clima organizacional nada mais é do que a percepção coletiva que os integrantes de uma empresa têm a respeito da sua organização, baseados em sua atmosfera psicológica.


*Por Jo Lima

Publicado em 25 maio, 2021 | ColunistasNotícias

 

Tecnicamente falando, o clima organizacional nada mais é do que a percepção coletiva que os integrantes de uma empresa têm a respeito da sua organização, baseados em sua atmosfera psicológica.

 

Para muitos, o clima organizacional pode parecer uma abstração, algo que ninguém vê, mas que no fundo ele é bem palpável, porque trata-se de um sentimento que permeia a empresa, independente do seu tamanho. Nós conseguimos atestar um bom clima organizacional em instantes e sem sequer alguém conversar conosco, porque o sentimento paira no ar das empresas. Faça um teste: adentre uma loja ou sala de trabalho, concentre-se, e você vai perceber nos detalhes como o clima organizacional está naquele momento; o resultado pode ser tanto positivo e entusiasta, ou desgastante, cheio de desconfiança e instável.  

 

Com o advento da pandemia, passamos a perceber que o clima organizacional ganhou ainda mais relevância, porque estamos vivenciando um período agudo, quando as empresas estão passando por tantas incertezas, tantas disrupturas, como jamais havíamos vivenciado em outros tempos. Mais parece que as organizações estão dentro de um labirinto, sem GPS e sem guia para facilitar a saída do caos acumulado.

 

No meu entendimento, o clima organizacional é uma joia rara que toda empresa tem, que pode ser propulsora de grandes resultados e realização pessoal, ou definidora de um desastre coletivo e de muitas frustrações em equipe. Tudo depende dos cuidados, atenção e comprometimento de cada integrante da empresa.

 

É preciso termos claro que muitas vezes o nosso espaço de trabalho é o nosso principal meio de convivência, e que precisamos aprender a conviver com quem pensa diferente de nós; também nos responsabilizarmos por nossas atitudes ou falta delas, porque tudo influencia o clima organizacional e muitos pensam que omissão não é uma atitude, mas é.

 

Outra questão primordial quando pensamos em clima organizacional, é que, em regra, os profissionais atribuem a responsabilidade de ditá-lo, única e exclusivamente aos gestores, mas esta responsabilidade é de todos. Ninguém pode se omitir do compromisso de cuidar, zelar e valorizar o bom clima organizacional, mas concordo quando dizem que o humor dos gestores ou a falta dele pode elevar a sensação de clima organizacional negativo.  

 

A relação de confiança de que tanto precisamos no ambiente de trabalho, e em todas as dimensões da nossa vida, decorre, e muito, das boas relações interpessoais que devemos manter com quem convivemos e isso implica dizer que este sentimento positivo é primordial para a eficiência acontecer, porque nós fazemos mais e melhor por aquelas pessoas que admiramos e nos relacionamos bem. 

 

Viver no coletivo exige muito da nossa flexibilidade e da nossa capacidade de adaptação, e as pessoas mais metódicas, rudes e de difícil trato, normalmente são as pessoas que azedam a convivência com seus colegas de trabalho, e isso afeta não só as interações em time, mas, com certeza, a qualidade das entregas. Inclusive acredito que a maioria das pessoas de difícil trato, desconheçam que o clima organizacional é determinante nos resultados de toda organização.

 

Noto que nas empresas em que o clima organizacional é suscetível e oscilante, há mais retrabalho; algumas vezes até parece que os profissionais estão na sua empresa trabalhando para a concorrência e não para a sua própria organização. 

 

Destaco nos meus cursos e palestras que o nos faz adoecer emocionalmente no ambiente organizacional, não é a nossa demanda de trabalho, e sim, o clima organizacional; assim, sugiro que você aguce sua atenção para perceber as mensagens subliminares que o clima organizacional da sua empresa mostra, e sempre opte por trazer leveza ao seu dia a dia, porque a vida já é bastante desafiadora para acrescentarmos mau humor e insensibilidade.

 

Acolha para ser melhor acolhido.

 

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 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa