Blog


Pare de se cobrar perfeição

Você é perfeccionista? Busca fazer perfeito tudo o que faz?


Nesse artigo buscarei fazer um convite a você, que tem como mantra o fazer perfeito, para acolher o Aperfeiçoamento como o seu mantra de vida.

Durante boa parte da minha trajetória de vida tive o direcionamento do perfeccionismo como uma espécie de mantra e com o passar do tempo, notei que estava me tornando uma pessoa muito metódica, intolerante aos meus erros e aos erros dos outros e todos nós sabemos que as pessoas metódicas têm sérias dificuldades para lidar com o tempo dos outros e foi na base do desgaste emocional que me dei conta que a busca pelo perfeccionismo limitava minha ousadia, criatividade e senso de realização, porque eu era incapaz de celebrar as pequenas conquistas e os grandes feitos nada mais é que um mosaico de pequenas conquistas.

A vida não acontece em linha reta e nós não temos o controle de tudo e isso é maravilhoso, porque o inédito, o imprevisto nos qualifica, nos oportuniza ver e viver a vida com mais humildade e amor para conosco e com os outros, porque uma coisa é certa, a pessoa que busca perfeição em tudo que faz se cobra além do razoável e também cobra de forma excessiva quem está na sua vida, como se só existisse um jeito de direcionar nossa existência.    

Foi preciso muito esforço, muitos cascudos emocionais, para me conscientizar de que: Acertando ou Errando Ninguém é Perfeito. Nós estamos em evolução e aprendendo diariamente e esta capacidade de se reinventar, de se entender aprendiz humaniza nossa relação com a vida, porque passamos a enxergar e entender o erro como parte do processo do acerto. Tudo gera aprendizado.

Pare de se cobrar tanta perfeição e desfrute do agora com toda a intensidade possível, aprovando as suas ações mesmo que elas não estejam gerando os melhores resultados ainda. Lembre-se de que você está se qualificando, refinando suas competências, vivências e entendimentos e tudo que fazemos tem uma curva de aprendizagem. O que nasce perfeito, nasce atrasado.

É hora de resgatar o nosso autoconhecimento, desenvolvê-lo e ressignificar nossas crenças, que eventualmente podem ser limitadoras, como a busca pela perfeição. Busque melhoria contínua e antes de qualquer coisa, se acolha com o maior carinho possível e entenda que o erro de modo geral, é confundido com negligência ou imperícia.

Ao trocar a perfeição pelo aperfeiçoamento, com certeza, você vai se abrir para o desconhecido, a sua curiosidade e criatividade vão ser mais consistentes no seu dia a dia, você vai se permitir testar experiências novas e a necessidade de controle vai ser acalmada, permitindo que a vida possa surpreender positivamente.

Deixe o controle de lado e observe os sinais que podem indicar que você tem se cobrado demais por ser perfeccionista:

1)     Não se compare com outras pessoas, este comportamento aumenta a sua auto cobrança. Perceba a sua singularidade e observe a sua evolução, isso vai ajudar você a reduzir a sensação de que é preciso criticar suas escolhas.

2)     Permita-se cometer erros. O erro está no pacote da nossa evolução de vida e de fato o que é certo e errado? Tudo vai depender da verdade de cada um. Além disso, os erros as vezes nos sinalizam um desvio de rota ou um amadurecimento da nossa compreensão que vai nos ajudar em muito na tomada de decisões futuras.

3)     Identifique e desenvolva seus pontos forte, porque o foco no erro não fortalece a nossa autoestima. Lembrando que mesmo não sendo perfeita, nós realizamos nossas atividades com muita qualidade e devemos celebrar nossas conquistas.

4)     Busque ajuda, não há nenhum demérito em contratar o serviço profissional para contribuir na sua jornada de fortalecimento emocional, autoconhecimento e entender seus sentimentos. Não hesite em investir no seu autodesenvolvimento.

5)     Destine um tempo para renovar suas energias, coloque o seu nome na sua agenda. Em regra, as pessoas que buscam perfeição em tudo que fazem, esquecem de si mesmas e o descanso físico e mental são determinantes para você trazer leveza para sua vida.

6)     Não deixe para amanhã o que você pode fazer ainda hoje. Procrastinar é uma marca dos perfeccionistas, porque essas pessoas buscam as condições ideias para agirem e sabemos que as condições ideais não existem. Existe o agora, esse momento.

7)     Acolha e peça feedbacks daquilo que você faz e receba cada retorno como um presente e não como uma crítica destrutiva que visa somente abater o seu emocional. As pessoas na sua grande maioria são generosas e querem o seu bem.

Faço votos que eu tenha sensibilizado você a trocar a perfeição pelo aperfeiçoamento porque isso vai ajudar você a se cobrar menos e também vai ajudar você a desfrutar mais da sua jornada de vida.

Se cuida!                         

*Por Jo Lima
Publicado em 05 de outubro de 2021

......................................................................................................

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

----- Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

......................................................................................................

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa