Blog


Como se manter relevante no mercado de trabalho em um contexto de grandes mudanças?

Se você está agora passando por um período onde não está encontrando oportunidades de trabalho, sugiro que você reflita sobre o seu modelo mental


Vivemos na era da transformação digital, onde a tecnologia está tão integrada ao nosso dia a dia que chegamos até a mudar nossos comportamentos, criamos novas perspectivas a luz dos meios digitais e muitas vezes não nos damos conta de dar a devida atenção ao nosso modelo mental, porque na minha avaliação, o que nos torna relevante ao mercado de trabalho é antes de qualquer coisa, a nossa forma de ver e agir perante a vida.

Eu encaro os desafios ou me sinto vítima diante das adversidades? Isso é uma escolha individual de cada um de nós e depende exclusivamente do seu modelo mental.

O mundo sempre esteve em transformação e é bem verdade que a pandemia trouxe uma aceleração de futuro e isso implica dizer que mais do que nunca precisamos rever a forma como encaramos os desafios. Vemos as adversidades como oportunidades ou como entraves? Isso vai depender do seu modelo mental, porque a despeito de idade, podemos estar acolhendo o novo ou enxergando a realidade como uma ameaça, ou seja, independe de idade a forma como encaramos nossa jornada profissional.

Há quem esteja se reinventando, criando novas possibilidades de se manter relevante ao mercado de trabalho, mantendo-se com a mente aberta e receptiva à novas formas de fazer o que se fazia antes da pandemia e há profissionais se queixando que o mercado é injusto.

Se você está agora passando por um período onde não está encontrando oportunidades de trabalho, sugiro que você reflita sobre o seu modelo mental, porque ele plasma a forma como você enxerga ao seu redor e a forma como você reage a este. Isso acontece porque somos pessoas com formações de vida totalmente singulares, com experiência acadêmica e profissional distintas e vivências de vida únicas. Estas experiências nos definem como indivíduos, moldando a nossa forma de pensar, nossos comportamentos e atitudes, o que pode nos trazer excelentes resultados ou experiências negativas, tudo vai depender de como nos posicionamos diante da vida. O nosso modelo mental influencia a nossa vida diariamente e ele define como interpretamos os acontecimentos a nossa volta.

É preciso destacar aqui que a maioria das pessoas têm dificuldades de repensar o seu modelo mental e muitos ainda creem que o seu modo de pensar é sempre o melhor em relação ao modelo mental dos outros, criando uma dificuldade especialmente na sua capacidade de adaptação e de acolhimentos das diferenças, coisa que precisamos praticar diariamente, seja no ambiente de trabalho, seja nas demais dimensões da nossa vida. A diferença e a diversidade sempre vão nos agregar e o mercado de trabalho está sedento de profissionais que tenham esta compreensão.

Reforçando, cada um de nós precisa ficar atento a não se aprisionar a uma única forma de entender o contexto atual, porque onde muita gente está vendo dificuldades, outras estão enxergando inúmeras oportunidades de aprender e ressignificar sua compreensão acerca da carreira profissional. Revisite a sua essência e veja se não está na hora de você repensar o seu modelo mental porque ele não pode limitar ou bloquear a sua evolução, ele deve ser sim, o propulsor da sua carreira profissional e da sua vida.

Bora aprender a aprender!

*Por Jo Lima
Publicado em 14 de setembro de 2021

......................................................................................................

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

----- Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

......................................................................................................

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa