Blog


Todo mundo tem a capacidade de ser Resiliente

Resiliência é a nossa capacidade de ter conduta sã em meio ao caos e de caos todos nós entendemos, mas quantos de nós se apresentam na hora do caos, na hora da adversidade?


*Por Jo Lima

Publicado em 13 abril, 2021

Sou uma estudiosa apaixonada pelo tema resiliência e posso afirmar que ela mudou a minha vida e quero contribuir com o meu conhecimento sobre o tema, para que mais pessoas se beneficiem do seu entendimento para superar seus desafios diários, sejam eles de ordem profissional ou de qualquer outra dimensão da sua vida. E aqui reforço que o advento da pandemia tornou a resiliência ainda mais relevante, porque o caos aumentou e continuará aumentando, seja pelas mudanças que estamos vivenciando no mercado de trabalho, nas relações interpessoais, no contexto de coletividade e pensamento estratégico. O Mundo mudou e sem a resiliência, muita gente vai se sentir vítima da situação e o eu nós precisamos é nos sentir agentes da solução; o que só pode acontecer a partir do momento que fortalecemos o nosso emocional.

O que é a resiliência?

Concluí em meus 19 anos de estudos sobre o tema e trabalhando com diversas equipes de empresas públicas e privadas, que resiliência é a nossa capacidade de ter conduta sã em meio ao caos e de caos todos nós entendemos, mas quantos de nós se apresentam na hora do caos, na hora da adversidade?

Só para nós termos uma ideia do quanto compreensão sobre o tema resiliência mudou ao longo do tempo, até o início da década de 1990, estudos demonstravam que algumas pessoas vinham ao mundo resilientes e outras não. A partir do final da década de 1990, os estudiosos da resiliência, chegaram à conclusão de que todos nós nascemos com a capacidade de sermos resilientes e é o meio que potencializada a nossa competência emocional.

O termo resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”, termo usado na física que designa a capacidade que um material apresenta de voltar ao normal depois de submetidos a alta pressão. E o primeiro estudioso a usar o termo nas ciências humanas foi Frederic Flack, que estabeleceu o seguinte conceito de resiliência: é a capacidade de um indivíduo mesmo num ambiente desfavorável construir-se positivamente frente as adversidades.

Hoje quando falamos em resiliência, a gente deve pensar mais na capacidade de se adaptar às mudanças. De que tudo é fluxo, tudo está mudando e nós temos que mudar junto sem perder a nossa essência.

Nós já sabemos que usar as emoções com inteligência, além de contribuir para o êxito profissional, influência positivamente os nossos relacionamentos, na nossa saúde e na maneira como lidamos com os nossos desafios diários.

O mundo está cada vez mais complexo e exigindo de cada um de nós mais competência emocional para lidar com adversidades, especialmente se você busca alcançar alta performance naquilo que você faz. E estudos atuais demonstram que uma pessoa sofre em média 16 situações adversas por dia. Estas adversidades são inerentes a qualquer profissão e, por mais que tentemos nos planejar para que não ocorram, seguirão acontecendo. Mais a forma como reagimos é de nossa escolha.

Nós não podemos mudar as circunstâncias, mas é possível aprender a perceber nossas emoções e a gerenciá-las de uma forma que nos cause cada vez menos danos emocionais, físicos e sociais. Para melhor gerenciar nossas emoções, precisamos analisar o que são fatos e o que são puramente interpretações. Porque a grande maioria das pessoas perdem tempo e energia por estarem ansiosas pensando em como tudo pode dar errado ou se preocupam em como os outros devem estar pensando a respeito delas.

Você certamente já conviveu com pessoas reféns das suas emoções, que oscilam de humor drasticamente porque desconhecem que 90% do nosso sofrimento vem das nossas interpretações.

Percebo com o meu trabalho, que grande parte dos profissionais reagem às adversidades com duas posturas bem delimitadas, que são de fuga ou de luta, vejo muita gente me dizendo que em suas conversas acabam por se expressarem com um tom grosseiro, ou choram de forma excessiva, outras fogem de diálogos importantes sabotando seu processo de evolução, ou trazem para suas conversas mais desafiadoras, questões pessoais que acabam por comprometerem as suas relações interpessoais e afetam seu desempenho no trabalho e o convívio com os outros.

Acontece que eu acredito que o caos nos qualifica e as adversidades nos fortalece. E aquilo que não nos desafia verdadeiramente não tem como nos transformar.

Convido você a saber mais sobre este tema apaixonante e temas atuais no mercado de trabalho, se inscrevendo no meu Canal no Youtube Jo Lima Educação Corporativa: 

https://www.youtube.com/channel/UCRlwwM8VZzq0sE61ZO0umwA

 

 

Forte abraço e conte sempre comigo.