Blog


Nunca é tarde para você mudar os rumos da sua carreira

Podemos mudar de carreira profissional e passarmos a trabalhar em profissões nunca antes imaginadas? A minha resposta é sim.


Podemos mudar de carreira profissional e passarmos a trabalhar em profissões nunca antes imaginadas? A minha resposta é sim.

Quando escrevo esse texto, não estou pensando apenas nas histórias contadas pelos participantes dos meus cursos e palestras por todo o nosso país, que contam verdadeiras guinadas que deram na vida e que estão trilhando rumos nunca antes imaginados. Também estou pensando nas pessoas que assim como eu, fizeram ajustes significativos na suas entregas profissionais ao longo da pandemia, pois antes do dia 15 de março de 2020, eu sempre trabalhei basicamente de forma presencial, atendendo meus clientes, que são empresas da iniciativa privada e instituições públicas, e uma questão que foi bem impactante é que o fato de já trabalhar com cursos na modalidade EAD desde 2012, me ajudou facilmente a me adaptar aos novos tempos de entregar o meu trabalho essencialmente pela via virtual e uma nova frente se abriu, que foi as mentorias on-line, ou seja, mesmo me mantendo profissionalmente no mesmo segmento de atuação, eu fiz ajustes significativos na forma das minhas entregas profissionais e isso está me qualificando e abrindo novos horizontes que ainda não tinha despertado a minha atenção. A necessidade faz a gente se reinventar!

Independente da pandemia, parto do pressuposto de que é sempre tempo de mudarmos os rumos da nossa carreira, seja porque descobrimos que podemos ampliar nossos horizontes, seja, porque houve a perda de um emprego e não se está encontrando uma recolocação no mesmo segmento, seja porque o mercado de trabalho está passando por inúmeras mudanças e isso pode impactar o segmento em que você atuava, seja porque se tem um talento que fora descoberto a pouco tempo, mas o que importa é que precisamos de muita coragem para fazermos acontecer a mudança, especialmente se ela se apresentar de forma radical.

Independente de contexto, sugiro que você tenha em mente que a sua decisão pode assustar seus familiares, amigos, as vezes sócios de negócio e assim por diante e porque faço esse alerta?  Porque há aproximadamente vinte anos atrás, decidi mudar de carreira profissional, deixando de advogar para me aventurar na carreira de instrutora de cursos e palestrante e quando compartilhei a minha decisão, muitas pessoas que me amam e querem o meu melhor, foram radicalmente contra a minha decisão e eu fiquei num primeiro momento assustada, porque esperava acolhimento e mobilização. Mas só com o passar do tempo eu me dei conta de que elas estavam agindo daquela maneira para me proteger e para fazer com que eu evitasse as dores da construção de um novo rumo profissional.

Se você passar por isso, já alerto para que redobre sua coragem, determinação e fortaleça a sua resiliência, porque você vai se testar em novos campos, em novos aprendizados e a curva de aprendizado exige de nós um emocional forte, porque uma coisa é certa, por vezes você pode se perguntar: será que eu estou nadando contra a maré?  Isso está no pacote do empreendedor e a vida vai nos testando para validar nossas escolhas.

- Valorize cada conquista, por menor que possa parecer aos outros, porque esse sentimento de entusiasmo será a mola propulsora para manter você com foco nos aprendizados, com foco na sua superação e não perca a noção do quanto você está evoluindo na nova profissão e faça conexões com profissionais que estão consolidados na nova área de atuação, para que você aprenda também com as vivências dos outros.  

- Também reforço que você precisa ter uma tolerância maior aos seus erros, simplesmente porque somos adultos inéditos quando decidimos mudar radicalmente os rumos da nossa carreira profissional e não dá para se punir e pensar que não cometeremos erros. Lembre-se: O Fracasso só acontece quando desistimos permanentemente. Se você errou e aprendeu algo e vai aplicar o conhecimento nas suas novas ações, você está usando o erro como um trampolim para o êxito.

 

- Aprimore-se constante e mantenha sua integridade inabalável, porque podemos mudar de profissão, mas a nossa ética precisa se manter bem alicerçada ao longo de toda a nossa vida e é ela que vai sustentar a tomada de decisões difíceis ao longo da sua jornada profissional.

 

- Faça o seu melhor sempre e tenha a confiança de que ao longo do tempo a sua realização ficará ainda mais forte e a sua decisão poderá influenciar positivamente outras pessoas a saírem da zona de conforto e se testarem em novas frentes e a darem novos rumos às suas vidas.

 

Conte comigo nesse processo.    

 

......................................................................................................

CONVITE

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

----- Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

......................................................................................................

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa