Blog


Estresse: você acha que ele não faz parte de uma vida plena?

Somos induzidos, o tempo todo, a pensar que o estresse é algo negativo em nossas vidas. No entanto, não podemos evitá-lo. Mas, ao ler esse texto, você vai se surpreender com as coisas boas que situações de estresse podem proporcionar a você!


Muito se fala de estresse, mas há também grande desconhecimento em relação ao tema. Então, primeiramente, vamos falar sobre o conceito de estresse. Com este texto, quero estimular você a repensar o estresse na sua vida.

O que é estresse ou stress (em inglês)

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o estresse é uma "Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas". (*link no final do artigo)

Geralmente, temos a impressão de que o estresse é uma coisa negativa em nossas vidas, mas iremos discutir isso mais adiante.

Você acha que uma vida plena é livre de estresse?

Se você tivesse que resumir sua relação com o estresse, qual destas afirmações escolheria?

a) O estresse é prejudicial e deve ser evitado, minimizado e controlado.

b) O estresse é positivo e deve ser aceito, aproveitado e acolhido.

Há muitos anos, eu teria optado pela alternativa A, sem qualquer dúvida quanto à minha escolha. Afinal, ao longo da vida, sempre ouvi que o estresse era um veneno, que aumentava o risco de tudo (do resfriado à insuficiência cardíaca). Além disso, nos levava à depressão e ao vício, matava células nervosas e fazia envelhecer, entre outros males. Enfim, sempre ouvi que os sintomas de estresse faziam muito mal à saúde.

As sugestões que chegavam para reduzirmos nosso nível de estresse eram: respirar fundo, dormir mais e administrar o tempo. E, claro, fazer o possível para reduzir os níveis de estresse e o que ele pode causar em nossa vida.

Hoje, passados 17 anos dos meus estudos com o tema resiliência, mudei minha visão sobre o stress, e agora quero mudar sua percepção sobre ele na sua vida.

Ouço, com frequência, dos participantes de minhas palestras e treinamentos, relatos de adoecimento, excesso de cobranças no ambiente de trabalho e na vida, e também muitas referências de profissionais que não estão dando conta dos seus desafios diários.

Esses relatos me inquietam. E como participo de vários treinamentos sobre o tema estresse, e também leio muito para me atualizar, procuro entender cada vez mais como o estresse pode ser transformado em potência para o alcance das nossas metas de vida pessoal e profissional.

Jo Lima em meio à natureza, num ambiente livre de estresse“Você acha que uma vida plena é livre de estresse?” Jo Lima 

Situações estressantes realmente fazem mal e prejudicam a saúde?

Como primeira referência, quero compartilhar o livro "O lado bom do Estresse', de Kelly McGonigal, Ph.D, e autora de outro livro excelente (que recomendo) "Os desafios à força de vontade". Nesse livro, li que pesquisas atuais demonstram não ser o estresse algo que somente faz mal; a combinação de estresse e a crença de que ele é prejudicial é que o tornam verdadeiramente negativo. Portanto, é aí que está o nó que precisamos desatar.

Será possível que as pessoas que acreditam que o estresse é negativo tenham uma versão ainda mais prejudicial? Outra possibilidade é que a personalidade delas as deixe particularmente vulneráveis aos efeitos nocivos do estresse. A descoberta de que o estresse só é nocivo quando acreditamos que sim, oferece-nos a oportunidade de repensarmos nossas crenças.

Para começar, eu já sabia que algumas crenças podem influir na longevidade, e isso é demonstrado em pesquisas. Por exemplo: quem tem uma visão positiva da velhice vive mais do que aqueles que têm estereótipos negativos.

Outro exemplo de crença, com impacto profundo, é a confiança. Pesquisas demonstram: os que acreditam ser a maior parte das pessoas confiáveis tendem a viver mais e melhor.

Sendo assim, existe um lado positivo no estresse que valha a pena abraçar? A resposta é: sim.

A ciência mais atualizada revela-nos que o estresse pode nos tornar mais fortes, espertos e bem-sucedidos. Ele nos ajuda a aprender e a amadurecer; inspira-nos coragem e compaixão. Neste momento da minha reflexão, reforço a importância da compaixão, sentimento altruísta em falta atualmente no mundo. É uma das práticas que podem ajudar a humanidade a entender que os grandes feitos acontecem nos grupos, na comunidade, na sociedade, e a transformar nosso planeta para vivermos melhor, com condições de saúde e de renda que possibilitem dignidade para o maior número de pessoas.

O estresse pode ser positivo

Voltando à nossa questão sobre o estresse, pesquisas recentes, feitas na Universidade de Stanford, mostram que mudar nossa visão do estresse pode nos deixar mais saudáveis e felizes.

Dessa forma, posso assegurar a você que o melhor modo de controlar o estresse não é reduzi-lo, nem evitá-lo, mas repensá-lo e até acolhê-lo. Sim, o estresse pode ser positivo. Mudando crenças limitadoras, nós passamos a perceber o estresse como mobilizador das nossas vidas e passamos a sentir-nos mais poderosos diante de desafios. E o autoconhecimento será decisivo para ressignificarmos essas crenças e trabalharmos mais a nosso favor. Sempre devemos lembrar que o máximo que as pessoas podem nos fazer é torcer pelo nosso êxito. Contudo, o querido êxito só acontecerá mediante atitudes em prol daquilo que almejamos.

Jo Lima palestrando“O estresse pode ser positivo” Jo Lima

Outra questão interessante a destacar é que, apesar dos malefícios do estresse, há, em contrapartida, pesquisas que demonstram que, quanto mais alto o índice de estresse de uma nação, mais alto o bem-estar e maiores a expectativa de vida e o PIB nacional (Pesquisa feita pelo Instituto Gallup).

É importante percebermos que vidas felizes não são livres de estresse, e uma vida sem estresse não necessariamente vai ser uma vida feliz.

Embora a maioria considere o estresse prejudicial, altos níveis de estresse caminham de mãos dadas com o que queremos: amor, saúde, dinheiro e satisfação com a vida.

O Paradoxo do Estresse

Como uma coisa que julgamos angustiante pode ser associada a tantas consequências boas? Para mim, a melhor forma de tentarmos entender o paradoxo do estresse é olhar para a relação entre estresse e sentido. No fim das contas, uma vida plena de sentido é uma vida estressante.

Daí vem a pergunta: Sua vida tem sentido? Esta pergunta pode ser respondida com base na intuição. Desse modo, talvez você já tenha feito a avaliação só de ler a minha pergunta.

E mais, quais são os principais indicadores de uma vida plena de sentido?

Jo Lima fazendo palestra sobre Resiliência“Sua vida tem sentido? Quais são os principais indicadores de uma vida plena de sentido?” Jo Lima

O que vou compartilhar agora é resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, em parceria com a Universidade Estadual da Flórida, em que, surpreendentemente, o estresse apareceu no topo. Todo o grau de estresse que apareceu na pesquisa veio acompanhado de mais sentido na vida. Quem havia passado pelo maior número de acontecimentos estressantes, era quem tinha mais chances de ver sentido na sua vida. Os participantes da pesquisa que disseram estar submetidos a muito estresse, naquele momento também consideraram sua vida mais plena. Portanto, um resultado positivo advindo do estresse.

Para termos melhor percepção dessa pesquisa, até o tempo dedicado à preocupação com o futuro era associado à significância, assim como o tempo dedicado em reflexões sobre dificuldades e desafios passados. E os pesquisadores concluíram que as pessoas que têm vidas muito significativas se preocupam e se estressam mais do que as que levam vidas menos plenas. Ou seja: uma pessoa mais estressada tem uma vida mais plena.

E é justamente por isso que entendo a resiliência como fator determinante para conseguirmos superar nossos desafios diários. Ela também serve para nos permitirmos novas possibilidades ao longo da vida. E, por consequência, alcançarmos metas pessoais e profissionais que, para a grande maioria das pessoas, ficam estacionadas somente no mundo das ideias e não são traduzidas em fatos e realidade.

Resiliência

O desenvolvimento da nossa resiliência, que é a nossa capacidade de ter conduta sã em meio ao caos, certamente nos faz repensar o que de fato é estressante. Também nos permite perceber os desafios como mola propulsora daquilo que queremos e não como obstáculos impeditivos ao nosso êxito.

Sim, quando temos um propósito, trabalhamos a favor dele e fortalecemos o nosso emocional, a nossa capacidade de superação é potencializada. Assim, passamos a vivenciar o processo sem trazer para o dia a dia uma percepção de peso, cansaço ou desgosto pela vida. O propósito nos alimenta emocionalmente, de tal maneira que passamos a tomar consciência que o êxito nos exige muito do emocional. E com a nossa resiliência bem trabalhada, os ganhos de sinergia vão acontecendo mais facilmente. E, assim, a caminhada ao encontro do que almejamos e daquilo que nos faz sentido fortalece ainda mais nossa determinação.

 Jo Lima fazendo palestra sobre Resiliência
"Resiliência: a nossa capacidade de ter conduta sã em meio ao caos". Jo Lima

Um convite à reflexão

Para facilitar a sua reflexão e ajudá-lo a repensar o estresse e o que lhe dá sentido à vida, sugiro que pare um pouco para fazer a lista de ações de trabalho, relacionamentos, atividades e objetivos mais importantes. Liste, também, em quais momentos da vida você vivencia aprendizado, amor, felicidade e sente que o seu propósito está sendo trabalhado. Então, depois de anotar algumas respostas, pergunte a si mesmo: descreveria alguns desses momentos como estressantes?

Sugiro que você promova essa reflexão, pois muitas vezes pensamos que seria perfeito se pudéssemos nos livrar das situações estressantes que sentimos em casa, do estresse no trabalho e daquele sentido na busca das nossas metas.

Acontece que esta não é uma realidade possível. Simplesmente porque não temos a opção de escolher separar uma experiência de família, amigos, trabalho, comunidade, amor, estudos e saúde de situações estressantes.

Assim, se há alguma coisa relevante e que está sendo motivo de muito desgaste emocional na sua vida, pare um pouco para escrever por que esse papel, relacionamento, atividade ou meta é tão significativo para você.

Também sugiro que faça uma anotação de como seria a sua vida se, de repente, perdesse essa fonte de significado. Como você vai se sentir? Iria querê-la de volta?

O que dá sentido à nossa vida nos estressa

Essas reflexões certamente vão ajudá-lo a perceber que tudo que dá sentido a nossa vida, em algum estágio, nos estressa. E a postura em relação ao que vivemos é fator determinante para acolhermos com leveza os desafios que se apresentam diante de nós ou vivenciarmos os dias como vítimas dos acontecimentos, como se houvesse uma versão da nossa vida livre de estresse esperando por nós.

Na minha avaliação, as mesmas experiências que provocam estresse diário são fontes de alegria, satisfação e sentido, mas é verdade que cabe a nós escolher vê-las assim.

Escolhas. Tudo depende das nossas escolhas. Fico na torcida para que você escolha realizar aquilo a que se propõe, e conte comigo nessa caminhada. Estamos Juntos.

Jo Lima


Caso você queira contratar uma Palestra para a sua empresa, entre em contato:

www.jolima.com.br
Email: jolima@jolima.com.br
Fone: (51) 99963-0900


Convido você a se inscrever no meu Canal do YouTube e fazer parte da minha rede no Linkdein: Jo Lima Educação Corporativa.

*Link para o artigo do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2068-estresse