Blog


Acredite no seu potencial e explore isso!

Decidi escrever sobre este tema porque demorei um bom tempo para ter consciência do meu potencial e acredito que a minha experiência possa ajudar muitas pessoas a se perceberem como uma potência.


Sim, é bem isso, olhe para si como uma potência. Quais características suas tornam seu trabalho único? Já pensou sobre isso?

O autoconhecimento vai te ajudar a responder essas questões e também ajudará você a sair da zona de conforto e passar a trabalhar a favor do desenvolvimento contínuo do seu talento, gente não nasce pronta, a gente vai se aprontando ao longo da vida e a partir do momento que descobrimos o nosso potencial, descortina-se diante de nós uma clareza maior daquilo que precisamos fazer e daquilo que devemos nos desapegar, porque uma coisa é certa, há crenças que podem inibir o potencial de qualquer pessoa e não tem nenhum problema fazer uma faxina emocional, um detox nas questões que podem sabotar o nosso desenvolvimento. Inclusive recomendo as faxinas emocionais de tempos em tempos, porque assim como devemos cuidar da nossa saúde física e espiritual, a nossa saúde emocional deve e precisa ser priorizada para termos uma melhor percepção do que somos e do que podemos nos tornar.

Para mim, quando passamos a enxergar e valorizar o potencial que temos, naturalmente tomamos posse da nossa história e posso afirmar da minha experiência, que ser protagonista da nossa jornada de vida é libertador, nos coloca em um outro patamar, porque eleva nossa autoestima, nosso compromisso e autoresponsabilidade e nos libera do vitimismo, que para mim, é uma espécie incapacitante que atinge muita gente, que tem todas as condições de se superar mas ainda vive com o freio de mão puxado.

Mas onde está o nosso potencial? Posso afirmar que no meu entendimento, o nosso principal potencial está naquilo que podemos fazer sem pretender remuneração. É onde nos realizamos, onde sentimos uma energia tão positiva que sequer sentimos a passagem do tempo. A coisa flui, a interação acontece, a gente se fortalece com aquilo que faz e descobre que não existe trabalho menor. Que fique claro isso, não existe potencial menor; existe potenciais diferentes e que todos merecem e precisam ser aprimorados. Lembrando que talento não é tudo, é preciso muita dedicação para transformarmos um talento em um sucesso.

Quantas pessoas nós conhecemos com habilidades especiais, que não conseguem desenvolver seu potencial plenamente? Posso afirmar que conheço muitas, pessoas talentosíssimas que se sabotam e não conseguem alçar voos mais altos, tornando-se um rascunho, uma sombra daquilo que pode alcançar. Nesse contexto, posso assegurar que as nossas escolhas são tão relevantes quanto nossos talentos. São as nossas escolhas que tornam o nosso potencial em um sucesso concreto.

No livro Talento não é tudo, do autor John C. Maxwell, há uma passagem que sintetiza bem aquilo que acredito e é a seguinte: a iniciativa põe o talento em ação; a perseverança o sustenta; a prática o aprimora e o caráter o protege.

Quando desenvolvemos o nosso potencial, passamos a ter paixão por aquilo que fazemos e naturalmente criamos uma marca pessoal, algo que é só nosso, que nos diferencia no meio da multidão. Sabe por que isso acontece? Porque cumprimos nossas atividades com capricho, com senso de dono, com uma atenção redobrada e zelosa. A partir daí o nosso trabalho passa a ser fonte de vida, de realização e prosperidade.

Caso você tenha junto de si pessoas que não acreditam no seu potencial e que eventualmente agem para demover você do seu propósito, reveja suas parcerias e passe a se unir à pessoas que possam contribuir com a sua jornada e lembre-se que muita gente vai reconhecer o seu empenho só depois que você alcançar êxito naquilo que você escolheu fazer na vida e tá tudo bem, porque cada um dá aquilo que tem dentro de si e é importante termos pessoas ao longo da nossa vida que nos teste e nos ajude a validar nossas escolhas. 

Aproveito para reforçar aqui que ninguém faz nada por nós, a responsabilidade de desenvolvermos o nosso talento é nossa e intransferível. Assuma o compromisso com o desenvolvimento contínuo do seu potencial o quanto antes.

Bora agir!          

*Por Jo Lima
Publicado em 01 de novembro de 2021
......................................................................................................

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

----- Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900
...................................................................................................

 * Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.