Blog


A carreira Profissional acontece em movimento

A vida não é só feita de vitórias. A nossa vida é feita de correções; de luta.


É verdade que ninguém foi preparado emocionalmente e profissionalmente para viver em quarentena por tanto tempo, pois estamos há quase um ano e meio vivendo num contexto totalmente atípico, cercado de inseguranças, sob a égide do medo, um período sem precedentes e mais, parece que só há incertezas quando nos colocamos diante de um presente e futuro que nos tornou adultos inéditos.

Isso impacta sensivelmente na nossa forma de pensar e agir e precisamos mais do que nunca abrir a nossa mente e o nosso coração para novas possibilidades de aprendizados, de entendimentos e entrega do nosso profissionalismo, porque o mundo continua girando e nós queremos nos manter relevantes na nossa jornada de vida.

Estou escrevendo esse texto para reforçar em você a importância de ficarmos atentos às oportunidades que surgem com as dificuldades, porque eu tenho recebido inúmeros contatos de profissionais que foram desligados do emprego e a mensagem que eles me passam é de que o mercado é determinista e eu ouço várias justificativas que vão desde a questão da idade, a competitividade do mercado de trabalho, o enxugamento das equipes, mudança de segmento empresarial e assim por diante. Mas poucos são os relatos de profissionais que se mostram em estágio de reinvenção; que demonstram o genuíno interesse de se reciclar, aprender, desaprender e voltar ao mercado com garra, entusiasmo e determinação.

Sinto que mais do que em outro tempo, precisamos ativar a nossa Humildade Intelectual. E você pode me perguntar, mas Jo Lima, o que você quer realmente dizer com isso?

Simples, o mundo mudou e por mais preparado que você seja profissionalmente, tenha a plena consciência de que você é um eterno aprendiz e essa forma de entender as coisas vai ajudar você a se adaptar as novas modalidades de trabalho que estão surgindo, as novas formas de empregabilidade que o mercado está apresentando e as inúmeras profissões que estão ganhando força.

É preciso reconhecer que fomos desenvolvidos e treinados para trabalhar em um ambiente organizacional previsível, onde as melhores práticas podiam ser internalizadas nos mais diferentes segmentos de atuação e com o advento da pandemia e a aceleração de futuro que ela nos trouxe, passamos a ter mais perguntas do que respostas e nesse contexto de incertezas precisaremos manter a nossa mente aberta às novas perspectivas, precisaremos nos manter ávidos por aprender a aprender, isso tudo porque estamos em processo de reinvenção e entregando de um jeito novo o que fazíamos antes da pandemia.      

 

Alerta: procrastinação adora se disfarçar de preparação.

 

Não espere as condições ideais para se reciclar, para reativar seus contatos e promover network com as pessoas das suas relações de vida, pois elas podem trazer insights primorosos que vão ajudar você a dar uma guinada na sua carreira profissional, vão poder sinalizar caminhos que você pode se testar. Mas o mais relevante é que você deve se manter em movimento. Não fique esperando que alguém faça por ti o que é da sua responsabilidade, porque agora o seu protagonismo está sendo testado e você precisa se empenhar cada vez mais e saiba que o nosso dever profissional não nos afasta do medo, mas vá com medo mesmo e o frio na barriga precisa ser encarado como respeito as oportunidades e não como uma trava de insegurança.

Tenho plena consciência que o nosso presente e futuro profissional envolvem escolhas que moldam a vida que desejamos para nós e para as pessoas que amamos, porque estamos falando em decisões e a nossa carreira cresce a medida do nosso senso de entrega, mesmo que as decisões sobre nossa profissão façam aflorar sentimentos como medo e fragilidade.

O importante é valorizar cada oportunidade como única e se dedicar com afinco porque agindo com senso de dono, você vai crescer profissionalmente na empresa que você estiver trabalhando ou em qualquer outra, porque o mercado carece de profissionais engajados e comprometidos com a missão da sua empresa.

Para ajudar você na sua reflexão, vou listar alguns pontos que considero primordiais para mantermos a nossa carreira profissional em movimento:

 

a)    Autoconhecimento e fortalecimento emocional

b)   Definição dos seus objetivos

c)    Traçar estratégias para alcançar as suas metas

d)   Buscar exemplos de sucesso que sirvam de inspiração para você.

e)    Agir a favor daquilo que você acredita.

Quando você tiver claro, a definição das afirmações que listei acima, sugiro que você promova outra reflexão para aprofundar o seu foco, senso de realização e fortalecer a sua disciplina.

1)      Quais são as suas forças para alcançar aquilo que você tanto deseja?

 

2)      Quais são as oportunidades de aprendizagem que você tem para ampliar seus conhecimentos e seguir na sua convicção?

 

3)      Quais são os seus pontos de melhorias? Onde você deve investir tempo e energia para se manter focado.

 

4)      Quais as ameaças presentes na sua vida que podem impedir de você alcançar as suas metas?

Fazendo estas reflexões e se mantendo em movimento, com certeza você vai superar inúmeros desafios e eu quero saber depois como foi a sua caminhada.

                                 

 

*Por Jo Lima

 

Publicado em 06 de junho de 2021

 

......................................................................................................

CONVITE

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

----- Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

......................................................................................................

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa