Blog


Aprimore sua capacidade de adaptação

Têm profissionais e empresas relutando a enxergar a realidade: o mundo mudou e isso também afeta sensivelmente o mercado de trabalho.


*Por Jo Lima

Publicado em 27 abril, 2021

“Algumas pessoas não gostam de mudanças, mas você precisa abraçar a mudança se a alternativa for o desastre.”Elon Musk.

Decidi usar uma frase do CEO da Tesla Motors, o Elon Musk, um empreendedor visionário que é visto como um exemplo em nível mundial de arrojo, inovação e disruptura, para direcionar o meu texto sobre adaptação, porque sinto e vejo pelas interações que tenho trabalhado com empresas dos mais diferentes segmentos no nosso país. Há uma grande parcela de pessoas que não estão se dando conta das grandes mudanças que o mercado de trabalho está passando neste período de pandemia e várias das mudanças já estavam sendo sinalizadas há algum tempo. Têm profissionais e empresas relutando a enxergar a realidade: o mundo mudou e isso também afeta sensivelmente o mercado de trabalho.

Sempre me coloco na condição de aprendiz, me atualizando e experimentando novos conhecimentos e processos regularmente, mudando a maneira como trabalho para melhor atender aos meus clientes. A forma como eu entrego o meu trabalho hoje difere sensivelmente do modelo predominante usado antes da pandemia.

Hoje, basicamente tenho trabalhado usando a interação on-line nas minhas entregas profissionais.

Só que isso é somente uma pequena mostra da disruptura no segmento que atuo, mas nós precisamos ver o mercado de trabalho como um todo. Para isso, é fundamental a gente se dar conta que estamos passando de uma era da empregabilidade, para uma era da trabalhabilidade e o que quero dizer com isso é que passaremos cada vez mais a vivenciarmos novos modelos de contratações de trabalho e a carteira assinada deixará de ser uma realidade para a grande maioria dos profissionais, seja porque está surgindo novas formas de contratações, como: free lance, horista, temporário, contratação como pessoa autônoma, contrato de trabalho eventual, contrato intermitente, contrato como pessoa jurídica e assim por diante ou porque estudiosos defendem o entendimento que passaremos a ter até 5 profissões simultaneamente. Ou seja, isso implica dizer que cada vez mais passaremos a ter vários modelos de negociar o nosso trabalho e isso implica dizer que a nossa capacidade de adaptação precisa ser bem desenvolvida para sairmos de um modelo de trabalho linear, onde o profissional mantinha um único vínculo empregatício, para passar a trabalhar em diversas frentes, com diferentes vínculos de trabalho.

Então, pergunto a você:

Está preparado para adotar múltiplas formas de negociar suas competências e ampliar seus horizontes de atuação no mercado de trabalho?

Compartilharei aqui algumas dicas para facilitar seu acolhimento a este movimento de disruptura:

  • Dedique parte do seu tempo a desenvolver competências comportamentais, como a resiliência, para que você possa acolher os desafios oriundos das mudanças organizacionais como uma oportunidade de aprender mais e se qualificar para assumir novos desafios. Lembrando que é na hora do caos que a gente para os outros nossa verdadeira essência, porque, dentro das condições ideais, todo mundo pode ser joinha e é preciso termos claro que as mudanças no mercado de trabalho estão promovendo grandes transformações na forma como entendemos a construção de carreira profissional. Também sugiro que você desenvolva outras habilidades comportamentais, como: escuta ativa, cooperação, co-criação, trabalho em equipe, criatividade, comunicação e autoresponsabilidade. Invista em capacitação, crie ou mantenha o hábito de leitura, invista no seu mais importante ativo, que é você.
  • Mantenha-se informado sobre as tendências, porque manter-se atualizado com as sinalizações do mercado é certamente importante para não ficarmos obsoletos de uma hora para outra. Percebo que há uma grande parcela dos profissionais hoje sem saber o que fazer e como retornar ao mercado de trabalho, simplesmente porque ficaram de costas para as tendências, que chegam devagarinho e depois passam a ser uma realidade. No contexto atual, com o advento da pandemia, as tendências foram aceleradas. O futuro chegou mais rápido e vivemos hoje uma realidade que antes da pandemia estava sendo esperada em um prazo médio de cinco a dez anos.
  • Experimente novas possibilidades de fazer o seu trabalho com excelência, pois agindo assim, você vai se desafiar e se surpreender ao constatar que é possível a gente multiplicar com competências nossas entregas profissionais. Aqui eu tenho um exemplo da minha própria carreira para ilustrar a importância de nos testarmos. Em 2012, eu recebi o pedido de um cliente para criar um curso com o tema liderança na modalidade EAD e eu fiquei muito inquieta, porque eu pensava que não conseguiria traduzir o meu trabalho presencial em um formato EAD, mas aceitei o desafio e fui me aventurar e aprender sobre educação à distância; o que foi um ponto de virada na minha carreira profissional, porque eu ampliei os meus canais de atuação e entrega do meu trabalho e hoje posso me orgulhar de dizer que o meus conhecimentos alcançam muito mais pessoas por eu ter aceitado um desafio que no primeiro momento me pareceu arriscado demais. A vida é um risco constante!
  • Mantenha sua mente como a de um aprendiz constante, porque nunca estaremos prontos, nós vamos nos aprontando ao longo da vida. Se você entende a importância de continuar a se desenvolver, você vai crescer profissionalmente e vai ampliar suas competências em todas as dimensões da sua vida.

Agora, é contigo, comece imediatamente a colocar em prática o desenvolvimento contínuo da sua capacidade de adaptação porque o novo pode nos assustar, mas a vida é movimento.

Não adie o seu encontro com o futuro. Ele está acontecendo agora!

Se você quer saber mais sobre as competências dos profissionais de agora e do futuro, te convido a se inscrever no meu Canal no Youtube JO LIMA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. https://www.youtube.com/channel/UCRlwwM8VZzq0sE61ZO0umwA

Minhas Redes Sociais tem o seguinte endereço @jolimaeducacaocorporativa